Origem da evolução do Homem, vigésima oitava aula de Biológia 10ª classe,

Origem da evolução do Homem

1.Origem da evolução do Homem

Semelhança do Homem com os outros animais
O Homem é resultado da evolução natural que se iniciou há vários milhões de anos e que foi moldando as diversas espécies de seres vivos.

Até há pouco, pensava-se que o gorila estava mais próximo do Homem do que o chimpanzé. mas, o estudo comparativo do DNA destas espécies revelou que o chimpanzé tem 98,76% de sequências de DNA iguais às do Homem, o que comprova que o chimpanzé é, realmente, o nosso parente mais próximo.
Podemos, assim, dizer que o Homem teve origem nestes animais, tendo-se sucedido, ao longo de milhões de anos, várias espécies de homens, das quais descende o Homem actual.

 

Classificação dos grandes primatas obtidos através de dados bioquímicos

Fig.01-Classificação dos grandes primatas obtidos através de dados bioquímicos

2.Factores de antropogénese

A antropogénese é o estudo da origem e evolução da espécie humana a partir de um ancestral comum como os primatas superiores. A descoberta de restos fósseis mostra que os hominídeos e os grandes macacos, também chamados macacos antropóides, tinham um ancestral comum. A certa altura, evoluíram em direcções diferentes.

2.1.Os principais factores da antropogénese são:

Desenvolvimento gradual do volume do cérebro – encefalização

 

Desenvolvimento gradual do volume do cérebro

Fig.02-Desenvolvimento gradual do volume do cérebro.

Posição bípede, que permitiu a utilização das mãos para realizar outras actividades.

 

Evolução do Homem

Fig.03-Evolução do Homem.

3.Hominização:

A hominização foi um processo evolutivo, tanto físico como intelectual, que passou por diferentes estádios de desenvolvimento, desde os primeiros hominídeos até ao Homem actual.
Este processo iniciou-se na época em que se verificou um grande arrefecimento na Terra e as extensas florestas de África foram substituídas por savanas. Os primeiros hominídeos tiveram que descer das árvores e deslocar-se no solo.

 

Processo evolutivo dos hominídeos

Fig.04-Processo evolutivo dos hominídeos


a)Austrolopithecus (4 M.a.):

O hominídeo mais antigo que se conhece é o Austrolopithecus;os seus restos foram encontrados na África do Sul. Apresentava o crânio pequeno e postura erecta, embora se deslocasse curvado. Já não apresentava as presas (dentes caninos) existentes nos antropóides.
Existem três espécies de Austrolopithecus: A. afarensis, o mais antigo, A. africanus e A. robustus.

Austrolopithecus (4 M.a.)


b)Homo habilis (2,5 M. a.):

O Homo habilis viveu ao mesmo tempo que o autrolopiteco, mas pertencia a um género diferente – o género Homo.
A capacidade do crânio era pouco maior, já se alimentava de carne e caminhava mais erecto. Expressava-se por sons e gestos.
Este antepassado do Homem actual tinha a capacidade de fabricar utensílios de pedra que utilizava para quebrar a casca das sementes, cavar a terra à procura de raízes ou dividir a carne dos animais. Por isso foi chamado Homo habilis;

 

05-Homo habilis (2,5 M.a)

Fig.05-Homo habilis (2,5 M.a)


c)Homo erectus (1,5 M.a.):

O Homo habilis, que viveu apenas em África, deu origem a uma nova espécie, o Homo erectus, que se espalhou pela Ásia e pela Europa
O Homo erectus tinha um esqueleto muito parecido com a do Homem actual e altura semelhante. Mostrava uma grande evolução no fabrico e uso de utensílios de pedra (facas, machados, raspadores) e deve ter iniciado a linguagem articulada. Começou a abrigar-se em cavernas e a usar o fogo. Cobria-se com peles dos animais que caçava. Foi o primeiro hominídeo a sair de África.

A provar a sua dispersão, muitos fósseis desta espécie foram descobertos em vários locais do mundo. Todos receberam o nome da região onde foram localizados: Homem de Java, Homem de Pequim e Homem de Heidelberg.

Homo erectus (1,5 M.a.)


Fig.07-Homo erectus (1,5 M.a.)

d)Homo sapies:

Todos os Homens posteriores ao Homo erectus pertencem à espécie Homo sapies. O fóssil mais antigo desta espécie foi descoberto em 1856, no Vale do Rio Neander, na Alemanha, e por isso foi chamado Homem de Neanderthal. Recebeu o nome cientifico de Homo sapies neanderthalensis.

Homo sapiens neanderthalensis (entre 130 000 e 35 000 anos)
O Homem de Neanderthal era baixo e forte. Tinha o crânio grande e o cérebro era mais desenvolvido. Este Homem primitivo já possuía uma forma de linguagem e abrigava-se em grutas e cavernas.

Caçavam em grupos, grandes herbívoros, utilizando lanças de madeira com ponta de pedra. Dominava o fogo. Trabalhava a pedra, os ossos e a madeira. Construía grande variedade de objectos e ferramentas que utilizava para diversos fins.
Tinha vida espiritual e praticava rituais funerários. Os mortos eram sepultados juntamente com instrumentos e alimentos.

Não há registo fóssil dos neandertalenses com menos de 35 000 anos. Pensava se que a espécie talvez tivesse sido exterminada pelo Homo sapiens, mas recentemente foi publicado um estudo que afirma ter havido ocorrência de cruzamentos entre os dois grupos, dando origem a descendentes que produziram o homem actual.

Homo sapies


Fig.08-Homo sapies

e)Homo sapiens sapiens (há 40 000 anos):

Os primeiros fósseis de Homo sapiens sapiens foram encontrados no Sul da França e são conhecidos pelo nome de homem de Cro-Margnon. Eram mais altos e tinham traços fisionómicos mais delicados do que os neandertalenses. Não se distinguem facilmente do homem actual. Viviam da caca, da pesca e colhiam sementes e frutos selvagens. Tinham grande desenvolvimento mental, sendo capazes de produzir estatuetas, gravuras, desenhos e pinturas rupestres que chegaram até ao nosso tempo.
O Homo sapiens sapiens espalhou-se pela Terra e deu origem a todos os seres humanos actuais, que continuam a evoluir.

Homoe sapiens sapiens


Fig.09-Homoe sapiens sapiens

Postagem Anterior Próxima Postagem