O lugar do Homem na natureza e raças humanas, vigésima nona aula de Biológia 10ª classe

O lugar do Homem na natureza e raças humanas

1.Comparação com os outros animais:

O mundo do qual fazemos parte é constituído por uma enorme diversidade de seres vivos que habitam os mais variados ambientes. Para conhecermos o lugar do Homem neste universo de vida, é necessário recorrermos ao estudo comparativo com os outros seres vivos, de modo a situá-lo num sistema de classificação.

Veja a seguinte tabela

Género Homo
(Homem)

 

Ancas estreitas que permitem longas caminhadas;
sistema sudoríparo desenvolvido; pernas mais compridas
do que os braços; pilosidade reduzida.


Espécie Homo
sapiens

 

Cérebro altamente desenvolvido, com capacidade de

raciocínio, de linguagem e de resolução de problemas.


 2.Raças:

O termo raça usa-se vulgarmente para indicar as variedades de animais domésticos como cães, gatos ou animais de criação, como galinhas ou gado, entre outros.

A designação “raças humanasrefere-se a um antigo conceito antropológico. Tal conceito, que não tem base científica, classifica os seres humanos com base em características morfológicas, tais como cor da pele, estatura, tipo de cabelo, conformação do rosto, estrutura craniana e outras. Esta classificação, actualmente em desuso, admitia três raças básicas:

a)Caucasóide (raça branca), que incluía povos da Europa, do Norte de África e de uma parte do continente asiático (Médio Oriente e Norte da Índia);

b)Mongolóide (raça amarela), que incluía povos do Leste e Sudeste
Asiatico, da Oceânia (malaios e polinésios) e do continente americano
(esquimós e ameríndios);

c)Negróide (raça negra), que incluía povos da África subsariana.
É natural que diferentes populações apresentem certas diferenças entre si.

Quando o Homem primitivo deixou África e se espalhou pelo resto do
Mundo, encontrou regiões geográficas e climáticas muito diferentes. Durante a sua evolução nessa variedade de habitats, as mutações que foram ocorrendo permitiram a sua adaptação às condições ambientais específicas de cada local. Por exemplo, a pele escura é mais resistente à radiação solar do que a pele branca, o cabelo encaracolado permite que se forme entre ele e o couro cabeludo uma caixa-de-ar que ajuda a arrefecer a cabeça em zonas quentes; os olhos azuis são uma característica desfavorável nas regiões de sol intenso.

A incidência dos grupos sanguíneos do sistema ABO não é a mesma nas diferentes populações. No entanto, a composição do sangue é igual em todos os homens. É possível um indivíduo de qualquer parte do mundo doar sangue a outro de uma região muito diferente, desde que o seu grupo seja compatível com o do receptor. A miscigenação, considerada perigosa antigamente, é, pelo contrário, benéfica, pois contribui para um maior intercâmbio genético.

As novas recombinações do DNA diversificam o conteúdo genético. As novas recombinações do DNA diversificam o conteúdo genético, permitindo assim o aparecimento de características favoráveis à evolução e tornando os homens cada vez mais semelhantes uns aos outros.

 

Seres humanos com características diferentes

Fig.01-Seres humanos com características diferentes

Postagem Anterior Próxima Postagem