Comércio em Moçambique
1.Comércio em Moçambique:
I. Conceitos básicos
a)Comércio:
– É
uma actividade económica que consiste na troca de bens, serviços,
e capitais entre duas ou mais pessoas, instituições ou países, com a finalidade
de obter lucro.
b)Lei
de oferta:
- Entende-se
como a disponibilização de produtos ou serviços no mercado.
Esta lei relaciona-se com a quantidade de produto ou serviço com o respectivo
preço, assim, a quantidade oferecida no mercado aumenta com a subida
do preço e diminui com a queda do preço, concluindo, quanto mais for a oferta
, menor será o preço.
c)Lei de procura:
- É
a manifestação de intensões de aquisição de determinado produto
ou serviço pelo consumidor. Ela relaciona-se com a quantidade de procura
de um determinado produto ou serviço com o respectivo preço. Quanto maior
for a quantidade de procura, o preço aumenta e vice-versa.
d)Produto Interno Bruto:
Ou
seja, PIB - é o total monetário de bens e serviços produzidos
num determinado período de tempo num dado país ou região. Ele constitui
o indicador fundamental da actividade económica do país ou região.
e)Rendimento per capito:
Obtém-se
pela divisão do rendimento económico tota do país pela sua população total.
Constitui um indicador económico muito importante para avaliar o
nível de desenvolvimento económico e de produção de riqueza de um país.
f)Inflação:
Refere-se
ao aumento constante e generalizado dos preços de bens e serviços
disponíveis no mercado, provocando a retirado do poder de compra ao consumidor.
Esta situação da inflação está associada à desvalorização da moeda
nacional, face às outras moedas estrangeiras, por exemplo, o Dólar norte-americano
( US$).
g)Balança
de pagamento de um país:
É o registo sistemático das
transacções comerciais (exportações e importações de produtos, serviços, e
capital financeiro)
durante um dado período de tempo, entre os seus residentes e residentes
do resto do mundo.
1.1.Actividade comercial em Moçambique:
Em Moçambique a actividade
comercial foi e é desenvolvida obedecendo diferentes modalidades,
tais como: troca directa, produto-produto (troca natural, muita das vezes
sem obedecer o critério de valor, mas sim , a necessidade) e troca
produto- dinheiro.
O intercâmbio comercial
entre os povos de Moçambique e outros data desde há séculos,
basta lembrar os contactos comerciais na costa oriental de África especialmente
entre os Moçambicanos, os Árabes e Portugueses.
Fig.01-Actividade comercial em Moçambique
O comércio é praticado
interna e externamente, nas modalidades, formal, informal, grossista e retalhista/ a retalho. (observe a fig. 9)
a)O Comércio interno:
Desenvolve-se entre as
pessoas ou instituições dentro de um mesmo país, podendo ser formal e
informal.
Na realidade moçambicana,
verifica-se a coabitação dos dois tipos de comércio (formal
e informal).
b)O comércio formal:
- É desenvolvido com base
na observância da lei vigente no
país, no concernente a
actividade comercial ou prestação de serviços. (exemplo: Código Comercial de Moçambique, Decreto no
34/2013 de 2 de Agosto, que aprova o Regulamento do
Licenciamento da Actividade Comercial, entre outras). Assim, o agente
económico age dentro da legalidade e obriga-se a pagar impostos, criação de
melhores condições para o exercício da actividade entre outras obrigações.
O comércio formal
realiza-se nos diferentes lugares, tais como: armazéns, fábricas,
supermercados, lojas, restaurantes, hotéis, mercados, panificadoras farmácias,
instâncias turísticas, etc. obedecendo modalidades: grossista/ a grosso/
por atacado, na qual o comprador não é consumidor final, porque, volta a
revender a outros e pelas quantidades que compra ,beneficia de desconto de preço
na compra de uma dada mercadoria. E o retalhista/ a retalho, nesta
modalidade o comprador é
consumidor final. (actualmente os comerciantes atendem a todo tipo de
bolso e necessidades do consumidor).
c)O comércio informal:
- É
realizada fora da observância da Lei, portanto o praticante age na
ilegalidade e consequentemente não tem autorização das entidades
fiscais, registo, licença, etc.
Tem como espaço mercados
informais ( Dumba-nengues, Tchunga-moyo ), esquinas das ruas,
terminais ou paragens dos autocarros/chapa -100, estações dos CFM, praias e outros
lugares de recriação e de lazer, em bancas móveis ou fixas,
etc.
d)O Comércio Externo:
O comércio externo
desenvolve-se entre pessoas ou instituições localizadas em países
diferentes.
Este comércio, é
desenvolvido entre os países porque, quase nenhum país no mundo
é auto –suficiente de modo a satisfazer as necessidades da sua população ou
consegue consumir toda a sua produção internamente. Assim, assiste-se a um intercâmbio
comercial internacional que se traduz na exportação e importação
de produtos diversos.
Moçambique estabelece
relações comerciais com muitos países do mundo, alguns exemplos só para
elucidar: África do Sul, Suazilândia, Malawi, Zimbabwe, Botswana, Angola,
Namíbia, Zâmbia, Tanzânia, China, Paquistão, Tailândia, Japão, Índia,
Emiratos Árabes Unidos, Brasil, Portugal, Alemanha, Inglaterra,
Reino dos Países Baixos, Cuba, Estados Unidos da América, etc.
1.2.Moçambique no domínio
comercial é:
-Exportador de produtos
como: algodão, milho, açúcar, tabaco, amêndoa de castanha de caju, ché,
citrinos, madeira, energia eléctrica, gás natural, recursos minerais,
lingotes de alumínio, entre outros;
-Importador de:
Equipamentos
diversos, cereais (como, arroz, trigo e cevada), combustíveis, medicamentos,
veículos, bebidas nas suas mais variadas marcas e qualidade, etc.
Moçambique apesar de ter
uma economia de mercado, o seu volume de participação no comércio
externo ainda não é satisfatório, por várias razões que passamos
a apontar algumas delas:
-Nível
de desenvolvimento industrial baixo;
-Sector agro-pecuário pouco
produtivo;
-Fraco poder competitivo;
-Baixo poder de compra da
sua população;
-O ambiente
político-militar.
Explicação:
- Oline;
- Presencial;
- Domiciliar e
- Alfabelização.
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-Biologia;
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