A coexistência pacífica: conceito de coexistência pacífica e características, vigexima nona aula de História 10ª classe

A coexistência pacífica: conceito de coexistência pacífica e características


1.A coexistência pacífica: conceito de coexistência pacífica e características


a)Coexistência pacífica:


-Foi um período de aproximação entre a União Soviética e os Estados Unidos de América.

b)Características:


Este período caracterizou-se pela redução de monolitismo dos blocos, isto é, o alinhamento férreo à URSS ou aos EUA, possibilitando uma multipolarização internacional. É neste contexto que se realiza a conferência de Bandung, ocorrida em 1955, na indonésia, reunindo os países recém independentes (mais tarde denominados Terceiro Mundo) incorporou o ideal da neutralidade no conflito Leste-Oeste, ou simplesmente, EUA-URSS.

 

Conferência de Bandung (1955) – Indonésia


Fig.01-Conferência de Bandung (1955) – Indonésia


O afrontamento entre as duas superpotências conheceu fases diversas, alternando períodos de grande tensão com outros de relativa acalmia. Entre 1947-1955 se consolidaram os dois blocos e se estruturou o mundo bipolar. A coexistência pacífica não impede a construção do Muro de Berlim – símbolo máximo do bipolarismo, nem evita o receio de uma guerra nuclear, em 1962, com a crise surgida após a instalação secreta de mísseis na Ilha de Cuba. Em 1975 e 1985, um novo período de confrontação vem quebrar o clima de desanuviamento.


Estimulados pela crise económica no Ocidente e pela derrota americana no Vietname, os soviéticos desenvolvem uma política agressiva e expansionista. Só em 1985, os EUA e a URSS retomaram o diálogo e a via da concertação. Poucos anos depois, o desmoronamento do bloco soviético traz ao mundo uma nova ordem internacional


2.Os países do terceiro mundo diante da guerra fria

Terceiro Mundo trata-se de um termo usado para designar um terceiro conjunto de países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento. Este conceito foi elaborado em 1952 e tem
um carácter económico. Aplica-se aos países não desenvolvidos, isto é, aos que não conseguiram ainda resolver os problemas básicos (alimentação, saúde, habitação, educação e indústria e altos níveis de pobreza e falta de alimentos) da maioria dos seus habitantes.

 

Países do terceiro mundo


Fig.01-Países do terceiro mundo

 


a)Causas do atraso do terceiro Mundo:

 

-A consequência da colonização, a ruptura do equilíbrio demográfico, ou seja, o recuo da mortalidade que não é compensada pelo recuo da natalidade;


-Persistência de estruturas sociais arcaicas, como conceitos de superioridade e de inferioridade entre as Castas (Indiana) e tribos (África Negra);

 

-O regime de prosperidade faz com que uma minoria rica e politicamente poderosa tenha em seu poder todas as terras aráveis;

 

-A permanência da economia de subsistência e a dependência única e exclusivamente na exportação de matérias-primas.

 

a)Características:


- Baixo rendimento Per capita;


- Malnutrição e consequente carência de proteínas, alta taxa de mortalidade infantil, elevado crescimento demográfico, fruto da falta de planeamento familiar coadjuvado a altos índices de analfabetismo;

 

-Predomínio do sector agrícola sem mecanização;

 

-Permanência de uma economia de subsistência; ausência de uma rede de transportes modernos capaz de satisfazer as necessidades da economia e da população;

 

-Carência de técnicos qualificados com conhecimentos sólidos quer na produção, quer na administração e escassa industrialização;

 

- Falta de capitais e de recursos técnicos e humanos qualificados.
Uma das medidas levadas a cabo pelos esforços mundiais, no sentido de alterar esta situação e melhorar a sua condição, é a transferência de tecnologias dos países ricos para os países pobres, produtores de matérias-primas e possuidores da mão-de-obra barata e com garantias de lucros avultados para os investidores, bem como o perdão da dívida externa destes países, como é o caso de Moçambique.


Explicação:

- Oline;

- Presencial;

- Domiciliar e

- Alfabelização.

Disciplinas:

-Biologia;

-Educação Visual;

-Fisica;

-Filosofia;

-Matematica;

-Quimica;

-Educação Visual.

Contactos:

+258 846187658

De 1 a 12 classe.

Localização:

-Tchumene-II/Maputo/Matola/Moçambique.

              Faro Academy

"Onde convoca-se a ciência exata"

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