Introdução ao estudo da Ecologia, trigexima primeiar aula de Biológia 10ª classe

 Introdução ao estudo da Ecologia

1.Introdução ao estudo da Ecologia:

A matéria que vai aprender agora aborda conceitos básicos
usados na Ecologia. Desde muito cedo que os seres humanos possuem um conhecimento empírico no domínio da Ecologia, já que precisavam de conhecer os fenómenos naturais, assim como os animais e plantas a sua volta, para deles se protegerem ou tirarem proveito, de modo a sobreviverem, usando os recursos
naturais disponíveis.
A palavra Ecologia foi usada pela primeira vez em 1869 por Ernesto Haeckel, biólogoalemão. Deriva de oikos, palavra grega que significa “casa”, e de logos que significa “estudo”. Ecologia é assim, a designação da ciência que estuda as relações que os organismos estabelecem entre si e com o ambiente natural em que vivem.

Ecologia

A zona da terra onde se situam os ambientes naturais que contem os seres vivos a eles adaptados denomina-se biosfera.
Na Ecologia estudam-se os níveis de organização dos seres na biosfera a partir da espécie. Espécie é o conjunto de organismos com formas semelhantes que podem cruzar-se entre si, originando descendentes férteis.
Os organismos da mesma espécie que vivem numa determinada área constituem uma população, como, por exemplo, as pessoas de uma localidade, as abelhas de um enxame, as mandioqueiras de uma machamba ou os Flamingos.

 

População de ratos

Fig.01-População de ratos

Comunidade biótica ou biocenoseé o conjunto de várias populações que habitam uma determinada área e que se relacionam entre si. Por exemplo, uma floresta é uma comunidade biótica composta por populações de árvores, arbustos, pássaros, formigas, borboletas e cobras.

Exemplo: uma floresta é uma comunidade biótica.

Comunidade biótica


Fig.02-Comunidade biótica

O lugar que a comunidade biótica ocupa e onde desenvolve a sua actividade é o seu biótopo. No biótopo, os seres vivos são influenciados pelas características do solo e pela maior ou menor facilidade de acesso a água, assim como, pelas condições climáticas, tais como a temperatura, o vento ou a luz.
Estas características do ambiente que condicionam a variabilidade e a
quantidade dos seres vivos numa comunidade são denominadas factores abióticos.

Por outro lado, os seres vivos da comunidade também influenciam o biótopo que ocupam. Por exemplo, todas as plantas enviam para a atmosfera o oxigénio que será usado pelos animais na sua respiração e alguns enriquecem o solo com azoto. Os animais dão ao solo adubos orgânicos. Alguns alimentam-se de plantas e servem, por sua vez, de alimento a outros animais.

a)Factores bióticos:

São as relações existentes entre os seres vivos de uma comunidade e a acção destes sobre o ambiente.

b)Factores ecológicos:

É o conjunto dos factores bióticos e abióticos.
O biótopo e a comunidade biótica estão assim inter-relacionados, formando, juntos, um ecossistema.


Biótopo+comunidade+ biótica = Ecossistema


Num dado ecossistema, cada espécie vive numa determinada área ou “casa”, a que se chama habitat. Por exemplo, para referir o local onde vivem as girafas e o rinoceronte, dizemos que o seu habitat é a savana. O habitat do tubarão e de outras espécies de peixes é o oceano. O habitat das corujas e dos corvos são as árvores.

O nicho ecológico é o conjunto de relações e actividades próprias de uma espécie. É o seu “modo de vida” particular, isto é, indica o papel que os indivíduos dessa espécie desempenham na comunidade: o tipo de alimento, a altura do dia em que se alimentam, a época do ano em que se reproduzem, o tipo de abrigo, os seus inimigos, etc. Por exemplo, a coruja e o corvo têm o mesmo habitat, mas a coruja vive nos buracos dos troncos das árvores, enquanto o corvo constrói os ninhos nos ramos. Deste modo, tem nichos ecológicos diferentes

a)Biosfera:

É conjunto de todos os ecossistemas da terra, isto é, a zona da terra que contém vida.

Alguns níveis de organização dos seres vivos na biosfera.

 

Niveis de organização dos seres vivos na biosfera

Fig.03-Niveis de organização dos seres vivos na biosfera.
Postagem Anterior Próxima Postagem