A formação das alianças e blocos militares e os primeiros conflitos entre as potências imperialistas, segunda aula de História 10ª classe

A formação das alianças e blocos militares e os primeiros conflitos entre as potências imperialistas

1.A formação das alianças e blocos militares e os primeiros conflitos entre as potências imperialistas:


Para melhor compreender a formação de alianças e blocos militares, é importante primeiro definir o conceito de alianças militares.

Aliança é um pacto entre duas ou mais partes objectivando a realização de fins comuns. As alianças militares são celebradas formalmente por meio de tratado diplomático que assegura a
mútua assistência em casos de ataque a qualquer um dos membros.

I.A Formação de Alianças e Blocos Militares:


Muito bem. Já sabe o que é uma aliança militar. Preste atenção à formação dessas alianças militares.
As contradições políticas e ideológicas entre diversos países da Europa contribuíram para a busca de alianças diplomáticas e de blocos militares. A situação de paz que vinha desde o fim da guerra franco-prussiana (1870-71) era irreal e o equilíbrio podia romper-se a qualquer momento.

Constantemente as potências europeias ameaçavam-se devido a:

-Rivalidades políticas internacionais;

-Colonialismo imperialista;

-Nacionalismo exacerbado de algumas potências e à concorrência entre as grandes potências industrializadas.
Estas situações provocaram a corrida ao armamento, e para se fortalecerem, os países formaram alianças de acordo com seus interesses: Tríplice Aliança e Tríplice Entente.

II.Constituídas de alianças militares

a)A Tríplice Aliança:

 

Foi um acordo militar criado em 1882 e renovado em 1912 entre o império alemão, império Áustro-Húngaro e o Reino da Itália formando assim um grande bloco de países aliados no centro da Europa;


Tríplice Aliança


Fig.01-Tríplice Aliança

b)Tríplice Entente:

 

Foi um acordo militar criado em 1884 por acordos entre a França e a Rússia. Mas, para resistir e contestar a tríplice Aliança, junta-se no inicio do século XX, em 1907 a Inglaterra, completando o trio – Rússia, França e Inglaterra.

Tríplice Etente


Fig.02-Tríplice Etente

A Europa nas vésperas da 1a Guerra mundial



Figura 4: A Europa nas vésperas da 1a Guerra mundial


O sistema de alianças (blocos militares) trazia consigo ameaças a paz que se vivia na Europa porque a formação dos dois blocos provoca a corrida aos armamentos.
As grandes potências imperialistas procuravam reforçar o seu potencial bélico através do aumento do fabrico de armas de guerra, dinamização da construção naval e prolongamento do serviço militar.

Vivia-se na Europa uma “paz armada” (momento de acalmia que se viveu na Europa antes do inicio da 1ª Guerra Mundial, mas que, no entanto, era uma calma fictícia porque cada país já tinha armamento para iniciar a guerra) e um pequeno incidente poderia desencadear um conflito de dimensões incalculáveis.
A Tríplice Aliança e a Tríplice Entente dividiam o continente em dois blocos. Esse sistema de alianças que tinha fins diplomáticos foi justamente o precursor da Primeira Guerra Mundial.

 

2.Os primeiros conflitos entre as potências imperialistas:


Porque é que os países capitalistas entraram em conflitos? Atento na sua leitura. Os países imperialistas chocaram-se cada vez mais em África e na Ásia devido a constante manifestação dos interesses comuns pela matéria-prima, mão-de-obra barata e mercados.

 

Os países com extensos domínios coloniais (Inglaterra e França) procuravam mantê-los ou mesmo alargá-las e os que chegaram tardiamente à corrida expansionista também sentiam-se com direito a uma boa fatia de bolo. No inicio do século XX as grandes potências rivais eram a Inglaterra e a Alemanha devido a industrialização rápida da Alemanha. A industrialização da Alemanha foi rápida do que a da Inglaterra. De rivais económicos, a Inglaterra e a Alemanha tornaram-se inimigos declarados.
O expansionismo alemão também chocava com os interesses franceses, uma vez que na guerra franco-prussiana de 1870-1871, a França teria perdido as suas províncias de Alsácia e Lorena, as bacias carboníferas, assim como tinha que pagar as indemnizações da guerra a favor da Alemanha.



Neste período, além da rivalidade entre os principais países capitalistas, os conflitos mais notáveis foram:


-A crise de Marrocos que nasceu do desentendimento entre a França e Alemanha;

 

-A crise dos Balcãs – região entre os mares Negro e Adriático entre a Áustria-Hungria, Sérvia e Rússia;

 

-A França reivindica as suas províncias de Alsácia e Lorena, províncias anexadas pela Alemanha na guerra Franco-prussiana (1870-71);

 

-Em África, a guerra Anglo-Boer (1899-1902) em que a Inglaterra pretendia anexar as colónias de Transval e Orange;

 

-A Rússia e o Japão disputavam a Manchúria e a Coreia (1904);

-Conflito hispano-americano pelo domínio de Cuba, entre outros.
Consequentemente estes conflitos provocaram na Europa um período de grande tensão “paz armada” que poderia levar a um conflito entre as nações e evitar o sistema de alianças (os blocos militares).

Postagem Anterior Próxima Postagem