A I Guerra Mundial (1914-1918): causas, sexta aula de História 10ª classe

A I Guerra Mundial (1914-1918): causas

 

1.A I Guerra Mundial (1914-1918): causas:

 

Os finais do século XIX e princípios do século XX são marcados pela existência de fortes contrastes e rivalidades entre as potências europeias.

 

O clima de tensão internacional daí decorrente, propiciou ao desencadear de um conflito armado que estará na origem da 1ª Guerra Mundial. A eclosão desta grande guerra foi originada pelas seguintes causas:


I. Luta pela posse de novos mercados:

 

A luta pela posse dos mercados resulta da concorrência económica entra as potências industriais, especialmente entre a Alemanha e a Inglaterra. Estas nações disputavam as colónias de África e Ásia que serviam de mercados consumidores de produtos e fornecedores da matéria-prima barata. As potências ameaçavam-se mutuamente, reivindicando cada vez mais maiores territórios.


II. Exaltação do nacionalismo:


Cada potência achava-se no direito de exigir territórios onde houvesse pessoas da mesma origem.
Assim, a França ansiava pela conquista da Alsácia e Lorena que estava na posse da Alemanha desde a guerra franco-prussiana (1870). Alemanha proclamava a superioridade da raça germânica (pan-germanismo). Nos Balcãs, as pequenas nações dominadas pela Áustria- - Hungia, pela Rússia e pela Turquia fomentavam o pan-eslavismo.


III. A questão da Alsácia e Lorena:


As relações entre a França e Alemanha agravaram-se por causa da Alsácia e Lorena. Estas províncias ricas em minérios tinham sido anexas pela Alemanha na guerra franco-prussiana de 1870. Os franceses esperavam melhor oportunidade para a sua recuperação.



a) A corrida ao armamento:

 

As nações começaram a desviar as verbas para a organização de poderosos exércitos equipados com armas modernas, construções navais e aumentava-se a duração do serviço militar, estavam prontos a intervir tanto na Europa, como nas colónias;


b) O atentado de Sarajevo:


No dia 28 de Junho de 1914, foi assassinado o arquiduque Francisco Fernando, príncipe herdeiro da coroa da Áustria-Hungria e sua esposa, na cidade de Sarajevo (Bósnia), cometido por um estudante de nacionalidade Sérvia.
A Áustria deu um prazo de um mês à Sérvia para esclarecer a morte do príncipe. Não satisfeita com a resposta da Sérvia ao ultimato que lhe tinha enviado, declarou-lhe guerra a 28 de Julho de 1914. O assassinato de Francisco Fernando foi a causa imediata da IGM, pois,
o atentado foi aproveitado por outras potências para o ajuste de velhas contas, por isso, deram-se sucessivas declarações de guerra e foi accionado de imediato o sistema de alianças anteriormente constituídas.

 

As alianças formadas tiveram que ser activadas e durante a guerra foram entrando outros países para ambos blocos.

 

Tríplice Entente (Aliados)

Tríplice Aliança (Potências centrais)

1914- França, Inglaterra, Rússia, Servia e Japão

1914- Áustria, Hungria, Itália, Alemanha e
Turquia

1915- Itália

1915- Bulgária

1916- Roménia e Portugal

--------------------------

1917- Estados Unidos de América e Grécia

--------------------------

 

A política de alianças: países que formavam a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança


Fig.01-A política de alianças: países que formavam a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança


A 1ª Guerra Mundial teve início em 1914 e terminou em 1918 (51 meses, entre Agosto de 1914 a Novembro de 1918). Começou na Europa e acabou envolvendo todas as regiões do mundo, incluindo a África.

Postagem Anterior Próxima Postagem